Jornal O Extra-Educação depois da pandemia: Sesc RJ investe em projeto de formação continuada para professores da rede estadual

A “Educação depois da pandemia” foi o tema da palestra on-line do Professor Doutor e ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, no último dia 29, transmitida no canal YouTube do Sesc RJ. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, o acadêmico falou sobre os desafios da escola durante a crise sanitária da Covid-19 e o homeschooling.

A palestra inaugurou o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc que pretende, por meio dos seus departamentos regionais, oferecer cursos gratuitos a professores da Educação Básica pública do país.

O Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; o Diretor Geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes; e o Secretário Estadual de Educação, Comte Bittencourt; abriram o evento. O colunista de Educação do Globo, Antonio Gois, mediou o encontro virtual.

— Falar de educação é falar de propósito, é tratarmos de como construir um amanhã melhor. Tem uma frase de Mandela que diz o seguinte: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Esta é uma grande verdade. O papel desempenhado por um professor é o mais importante para a formação das futuras gerações. A formação do professor é uma questão estratégica. Os professores são os verdadeiros protagonistas e a reflexão sobre suas práticas pedagógicas é fundamental. Por isso, nos juntamos para ampliar a discussão, fortalecer e renovar a formação, através de vocês, professores — destacou o Presidente do Sistema Fecomércio RJ.

 Professor Doutor António Nóvoa iniciou a palestra on-line contando que, ao ser convidado para falar sobre Educação, estava justamente em uma conferência que discutia a educação após Auschwitz – o campo de concentração mais conhecido da Segunda Guerra Mundial, comparando a situação extrema da pandemia do coronavírus a uma guerra, para reforçar a importância de se começar a elaborar políticas de reestruturação.

Nóvoa, no entanto, fez questão de destacar que a escola hoje passa pelos mesmos problemas de antes e que a pandemia apenas acelerou a crise e, por isso, é preciso recomeçar e não partir do zero.

O Professor Doutor defende que, mais que nunca, o docente deve ser valorizado neste momento de recomeço e que os encontros virtuais jamais poderão substituir a experiência de aprendizado no ambiente escolar e até mesmo em outros espaços fora de casa, de forma diferente do que se faz no ensino tradicional atual.

— Precisamos renovar a formação dos professores, seja a formação inicial, seja a formação continuada, o desenvolvimento dos profissionais. E, para isso, a melhor maneira é trabalharmos em conjunto uns com os outros, refletirmos em conjunto sobre aquilo que sabemos e também sobre aquilo que temos dificuldades — afirmou Nóvoa.

Antonio Gois destacou que esse encontro on-line marca o início de uma série de iniciativas na área de Educação, por meio de uma parceria entre o Sesc RJ, o Departamento Nacional do Sesc e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Projeto educacional

O projeto-piloto será realizado no Rio de Janeiro, por meio de uma parceria entre o Sesc RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e, posteriormente, o modelo deve ser adaptado e aplicado em outras unidades Sesc da federação. Os cursos oferecidos pelo Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc RJ contemplam diversas áreas do conhecimento (ver abaixo).

A princípio, o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc RJ beneficiará 500 profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais e que serão selecionados pela Seeduc. Ao longo de 2021, serão 12 cursos on-line, com duração de 30 horas, e aulas disponibilizadas em plataformas de Educação a Distância.

Cada curso contemplará palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes e aulas síncronas e assíncronas, com suporte de conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto. As atividades começam no dia 6 de maio, com uma ambientação, e as aulas, no dia 13 de maio.

— Essa parceria com o Sesc RJ reforça o compromisso que a Secretaria de Estado de Educação tem de oferecer qualificação aos profissionais da rede, que é um dos nossos pilares. Os cursos vão aprimorar o trabalho docente em diversas áreas do conhecimento para desenvolver as competências e habilidades necessárias — destacou o Secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt.

Rio de Mãos Dadas

A iniciativa faz parte do Movimento Rio de Mãos Dadas, promovido pelo Sesc RJ e pelo Senac RJ, desde janeiro, e que reúne uma série de ações para devolver à população um clima de positividade. Além das intervenções urbanas, que simbolizam o Movimento, ainda estão previstos eventos realizados em parceria com Sindicatos e Prefeituras que vão oferecer mentoria aos empresários locais filiados aos sindicatos, bem como produtos e serviços Sesc RJ e Senac RJ; eventos com temáticas diversas — como, por exemplo, enfrentamento à violência contra a mulher — e uma nova edição do Movimento Rio em Frente e uma edição especial do Prêmio Visão Consciente.

— O Sesc RJ sempre trabalhou no sentido de apoiar políticas públicas que resultem na redução das desigualdades, e a formação continuada de professores tem esse papel. Ao preparar os professores para os novos desafios da educação, nesse momento de mudanças bastante profundas, estamos contribuindo para a melhoria do ensino no nosso Estado — afirmou a Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.

Os cursos oferecidos pelo Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc contemplam diversas áreas do conhecimento e abordarão os seguintes temas:

  Metodologias ativas

Aprendizagem por projetos na educação Matemática

  Ensino de Língua Estrangeira

  Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências Humanas

  Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências da Natureza

  Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso

  Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica

Aprendizagem significativa na Educação Física escolar

  Educação e Cultura Makerting

  Educação para relações Étnico-raciais

  Tecnologias Educacionais   Ciências, divulgação

https://extra.globo.com/noticias/educacao/educacao-depois-da-pandemia-sesc-rj-investe-em-projeto-de-formacao-continuada-para-professores-da-rede-estadual-24990352.html

Posts recentes

plugins premium WordPress