O novo concurso para Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ) tem edital previsto para março. A oferta será de 4 mil vagas para professores, sendo 500 imediatas e 3.500 para cadastro de reserva.
A estimativa para o edital foi passada nesta quinta-feira, 14, em transmissão ao vivo com o governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário de Educação, Comte Bittencourt.
As oportunidades do concurso Seeduc RJ serão para professor I com carga horária de 16h semanais. Os salários iniciais da carreira serão de R$1.339,36
Os 500 primeiros colocados serão convocados para atuação no segundo semestre de 2021.
“Estamos abrindo em março o concurso para o cargo de professor I com carga horária de 16h. Serão 500 vagas para chamadas imediatas para suprir as necessidades dos docentes no segundo semestre”, afirmou o governador em exercício.
Os demais 3.500 aprovados no cadastro de reserva serão chamados no decorrer do prazo de validade do concurso, conforme as aposentadorias e desligamentos no quadro de pessoal.
O número de vagas da seleção teve que se adequar ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o Estado do Rio de Janeiro está submetido. Conforme as regras, os órgãos estaduais só podem realizar concursos para suprir cargos que ficaram vagos a partir de setembro de 2017.
Assim, a Secretaria de Educação do Rio teve que fazer uma contagem das vacâncias e só poderá preencher 500 vagas, no primeiro momento.
“Foi possível fazer um planejamento para o concurso, com as compensações ao RRF. Vamos suprir o déficit em determinados municípios e em determinadas disciplinas. Será um avanço”, explicou o secretário Comte Bittencourt.
A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação informou à Folha Dirigida que o quadro de oportunidades com as regiões e disciplinas que serão contempladas se encontra em etapa final de elaboração. A banca organizadora ainda não foi anunciada.
“Serão ofertadas 500 vagas para início imediato e 3.500 vagas para cadastro reserva. O quadro de vagas (regiões e disciplinas atendidas) se encontra em fase final de elaboração e será divulgado por meio do Edital do concurso”, consta em nota enviada pela Assessoria.
O novo concurso Seeduc RJ será para substituir contratos temporários e reduzir o número de professores que trabalham com Gratificação por Lotação Prioritária (GLP) – regime de hora extra.
Comte Bittencourt assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Rio em setembro de 2020, no meio da pandemia e com o ex-secretário Pedro Fernandes acusado por suspeita de corrupção.
Resumo:
- Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
- Cargo: professor
- Vagas: 4 mil, sendo 500 imediatas e 3.500 para cadastro de reserva
- Edital: março
Concurso Seeduc RJ para professores é aguardado desde 2018
Um novo concurso Seeduc RJ chegou a ser autorizado em 2018, pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ). Na época, a Fundação Ceperj foi escolhida como organizadora.
No entanto, em abril do ano passado, a Seeduc desistiu de realizar o concurso. A Fundação Ceperj relatou à Folha Dirigida que a secretaria cancelou o concurso porque preferiu contratar professores em esquema de hora extra.
A estimativa era que o concurso ofertasse 1.720 vagas, para professores 16 horas. Desse quantitativo, seriam 370 vagas imediatas e 1.350 para cadastro de reserva.
Segundo os últimos dados divulgados, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro registra mais 2 mil vacâncias. A carência é de 2.016 professores, o que representa menos 35 mil aulas dadas por mês.
Na ocasião em que tais dados foram divulgados, o então secretário Pedro Fernandes estimou que a maior vacância era para as disciplinas de Matemática e Português.
“Mas, é claro que queremos reduzir o déficit em geral, mas estas matérias são prioridades, porque são justamente as que são referência na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou.
Comece a preparação para o concurso Seeduc RJ
Com a proximidade do novo concurso Seeduc RJ, a recomendação dos especialistas é começar a preparação o quanto antes. Por isso, não espere que o edital seja publicado para iniciar os estudos.