A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), esteve hoje (29/08), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), realizando audiência publica com a comunidade universitária para discutir as reivindicações da greve que começou no inicio de agosto. O parlamentar se comprometeu em marcar uma reunião entre representantes das categorias e o Presidente da Assembleia, deputado Paulo Melo, para que possam levar suas reivindicações ao poder executivo. “A melhoria salarial dos docentes é um debate permanente na Comissão. Não posso assumir nenhum acordo em nome de um governo que não acredito, mas posso garantir essa reunião”, afirmou Comte que concluiu lembrando que o governo tem até 2015 para implantar o plano de carreira único para os docentes de todas as universidades do estado, como esta previsto no Plano Estadual de Educação (PEE).
O auditorio do Centro de Convenções da Uenf ficou lotado e os professores queriam saber quando vão começar a receber um salário compatível com a carga horária que exercem e se corresponde a dedicação exclusiva . Os docentes também reclamaram pelo fato do governo afirmar que não conhecia essa reivindicação. Já os alunos apresentaram uma pauta pedindo mais fiscalização na construção do bandejão e obras no campus para melhorar a acessibilidade dos estudantes especiais. Eles ainda denunciaram a má conservação das salas, aparelhos dos laboratórios quebrados e computadores sem funcionar.
Para Comte esses problemas poderiam ser resolvidos se o governo investisse os 6% do orçamento nas Universidades como esta na Lei. “Se essa porcentagem fosse cumprida as instituições teriam, para 2012, mais de R$1 bilhão e 700 milhões, mais que o dobro que todas as universidades vão receber esse ano”, concluiu Comte.
A Universidade Estadual do Norte Fluminense tem mais de 5 mil alunos com cerca de 300 docentes e foi criada em 1993. Há 4 anos ele ocupa o decimo quinto lugar entre as melhores universidades brasileiras, segundo a avaliação do MEC.
Folha do Leste- Vice Presidente da República recebe presidente nacional do Cidadania-
Comte Bittencourt e Geraldo Alckmin debatem futuro sustentável do Brasil Comte Bittencourt e Geraldo Alckmin debatem futuro sustentável do Brasil | Reprodução Instagram O vice-presidente