Comissão de Educação defende ensino de qualidade em todas as escolas

A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), recebeu hoje (12/09), o Secretário da pasta, Wilson Risolia, que apresentou os indicadores educacionais, conforme exige a Lei 5451/09, de Responsabilidade Educacional. O Secretário apresentou números que mostram que o abandono na rede caiu de 16% para 12%, e houve um aumento de 30% nas matrículas do ensino médio. Ele ainda ressaltou os 160 mil alunos que hoje fazem o reforço escolar, evitando a evasão. Para Comte ainda existem problemas sérios na educação, mas que avanços ocorreram nos últimos dez anos. “Temos que reconhecer os avanços que ocorreram. Há dez anos  tínhamos uma lista de reivindicações muito mais extensa do que temos hoje. Isso só se deu porque problemas foram sendo resolvidos”, disse o parlamentar. Outro assunto que chamou a atenção do deputado foi a divulgação da criação de mais escolas em parceria com empresas privadas. “Não sou a favor desses polos de excelências apenas para alguns. A Comissão de Educação defende o ensino de qualidade para todos”, afirmou.

A Secretaria informou ainda que vai lançar edital para a realização de concurso público com o objetivo de preencher cerca de três mil vagas para três carreiras distintas. Segundo Risolia serão cerca de 800 vagas para escriturários e professores e mil e quinhentas para inspetores escolares.  Ele explicou que para o cargo de escriturário a intenção da Seeduc é preencher 800 vagas que atualmente estão sendo ocupadas por professores da rede que foram cedidos e deixaram as salas de aula para exercer a função.  O secretário afirmou também que vão criar um novo programa de educação para jovens e adultos (Eja), ainda para 2013.

Já os representantes dos sindicatos apresentaram denuncias e reivindicaram aumento para a categoria informando que a incorporação do Nova Escola, não é reajuste.

Estavam presentes os deputado membros da Comissão, além dos representantes do Sepe, da Uppes e do Sindicato dos Sociólogos do Estado.

 

 

Posts recentes

plugins premium WordPress