Comissão vai apresentar Projeto alterando Plano Estadual de Educação

Uma das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), aprovado em dezembro de 2009, era a de que os Institutos Superiores de Educação (ISE’s), responsáveis pela formação de professores, deveriam ser absorvidos pelas universidades estaduais. Segundo Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação da Alerj, no acompanhamento da execução do Plano feito nesses últimos dois anos, o ideal é a de se fazer uma adequação do PEE à realidade dos Institutos. “O Plano Estadual de Educação é Lei e determina que os Ise’s sejam absorvidos pelas universidades estaduais, mas não podemos obrigá-las e muito menos, acabar com a oferta desses cursos. A Comissão vai alterar o PEE, através de um Projeto de Lei, e os institutos permanecerão na Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) que poderá ofertar matrículas no ensino superior de pedagogia, no interior do estado”, afirmou o parlamentar.

Os representantes da Faetec salientaram que, com a alteração na lei, a Faetec voltará a ofertar o curso nas unidades do interior do estado no segundo semestre de 2013, o que não estava acontecendo há dois anos.  “Vamos fazer essa alteração de forma muito consciente. Com isso, pretendemos propiciar a oportunidade do ensino superior presencial nos municípios”, pontuou Comte.

A audiência pública foi realizada no auditório Senador Nelson Carneiro, que ficou lotado com os professores dos Institutos Superiores de Educação que vieram do interior do estado, além dos Diretores dos Ise’s e de representantes do Sindpfaetec.

Posts recentes

plugins premium WordPress