Acessibilidade foi o principal tema da audiência no CapUerj

A Comissão de Educação visitou o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CapUerj), no Rio Comprido e realizou audiência pública no auditório com a participação de pais, professores e alunos da instituição que denunciaram a falta de manutenção em todo o prédio, principalmente a dificuldade de acesso as salas de aula e a grande quantidade de profissionais contratados. O deputado Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão vai entrar com uma representação junto ao Ministério Público Estadual para que seja exigido, junto à reitoria da Uerj, o cumprimento da Lei Federal 10.098 que garante a acessibilidade em edifícios públicos. “Já que o reitor da Uerj sabe de todos os problemas que o melhor colégio do estado vem passando e até hoje não tomou nenhuma providência,  a Comissão vai entrar com uma representação para que alunos e professores possam ter acesso a todos os espaços do CapUerj”, afirmou o parlamentar.

A comissão visitou algumas instalações do colégio e viu goteiras, rebocos, uma pequena quadra de esporte desativada e entulhos. Eles também conheceram as salas de aula, as duas pequenas bibliotecas e um andar inteiro que está sendo reformado através de recursos advindos de projetos do próprio colégio onde serão montados laboratórios de multimídia, de física, química, ciências e biologia.  “Apesar de todos os problemas que o CapUerj enfrenta podemos ver que é possível fazer uma escola pública de qualidade para todos”, concluiu Comte.

O Colégio de Aplicação da Uerj tem 1 mil e 96 alunos da primeira série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e conta com 200 professores.  O CapUerj foi a melhor escola pública do estado no Enem e a 11ª entre todas as escolas do Rio. No ranking nacional, ficou em terceiro lugar entre as escolas públicas.

Estiveram presentes a audiência deputados membros da Comissão, representantes dos sindicatos, da Associação de Pais e Alunos e do grêmio estudantil.

Posts recentes

plugins premium WordPress