Deputados pedem criação de comissão sobre a crise da água

Os deputados estaduais Comte Bittencourt, líder do PPS, e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, líder do PSDB, solicitaram ontem (12/08), por meio de ofício (em anexo) ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Paulo Melo, que proponha ao presidente da Assembleia de Legislativa São Paulo, Samuel Moreira, a criação de uma comissão bipartite para reunir representantes das duas casas em busca de uma solução negociada para a crise das águas.

A crise foi gerada pela decisão do Governo de São Paulo de diminuir a vazão da Represa do Rio Jaguari, o que afeta a Bacia do Paraíba do Sul e prejudica hidroelétricas do Estado do Rio, e compromete o abastecimento de água de oito municípios da Região Metropolitana e 18 do interior do Estado. A decisão, à revelia da Agência Nacional das Águas, surpreendeu o Governo do Rio.

– Esta situação transformou-se em um problema, que exige a atenção das assembleias legislativas dos dois estados – disse Comte Bittencourt, informando que Paulo Melo aceitou a sugestão e conservar com o presidente da Assembleia de São Paulo.
Os deputados, no ofício, afirmam que “somente a colaboração e o olhar conjunto dos Estados permitirão soluções republicanas que minorem as dificuldades dos habitantes e empresas, bem como as questões que envolvem a geração de energia e abastecimento de água que dependem da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.”

Posts recentes

plugins premium WordPress