Os deputados estaduais Comte Bittencourt (PPS) e Felipe Peixoto (PDT) deram entrada hoje (6/08), na Assembleia Legislativa do Rio, com indicações legislativas pedindo ao Governo do Estado que realize obras de recuperação e modernização no Estádio Caio Martins e no Horto do Fonseca.
– Estamos pedindo obras nestes locais por eles serem dois espaços públicos importantíssimos para a população de Niterói – explicou Comte.
A ideia é transformar o Complexo do Caio Martins, inaugurado em 1941, em um parque para a toda a família. Este novo espaço terá atividades de lazer e de esportes gratuitas para todas as idades, além de ampla infraestrutura com vestiários, acesso à internet, pistas de skate e diversas quadras.
– Esse, inclusive, é um antigo desejo meu, que eu trouxe pra discussão quando concorri à prefeitura de Niterói. Agora, com o governador Pezão, poderemos recuperar este espaço, que é, por direito, dos niteroienses – disse Felipe Peixoto.
As obras pedidas por Comte e Felipe devolverão a grandeza que o estádio, com capacidade para 15 mil pessoas, teve no passado. Hoje, ele funciona em situação precária, precisando de reformas estruturais, principalmente no telhado do ginásio e nas salas internas.
Os deputados querem ainda que o governo realize obras no Horto do Fonseca, na Alameda Boaventura, para transformar a área de 258 mil metros quadrados do jardim em um grande parque urbano da Zona Norte de Niterói. O projeto incluiu a restauração do Palácio Euclides da Cunha para abrigar uma Biblioteca Parque, nos moldes das que existem na Rocinha e em Manguinhos, no Rio, com acervo literário, oficinas e plataformas multimídia.
O Horto do Fonseca foi inaugurado em 1906 e conta com espécies raras, como o “pau mulato”, e uma grande diversidade de plantas e árvores, como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias.