O deputado Comte Bittencourt comemorou hoje (23/02), no plenário da Alerj, a extinção da Fundação Estadual do Norte Fluminense, transferindo seus servidores concursados para a UENF. A FENORTE foi criada para administrar a instituição, porém, em 2001, a universidade passou a gerir seus próprios recursos. Sem função, a Fundação não desenvolvia mais projetos e toda a sua verba era destinada apenas para o pagamento de pessoal, representando um grande gasto aos cofres públicos.
Foram diversas audiências e encontros em busca de uma solução para os 100 servidores da FENORTE, que pleiteavam essa transferência. Além de não haver atividades para desempenhar no órgão, a UENF sofria com grande carência de profissionais, portanto essa é uma vitória para os trabalhadores das duas instituições.
“Precisávamos fortalecer a Uenf com urgência! O Plano Estadual de Educação (PEE) determina que a expansão do ensino superior em regiões estratégicas do estado como Norte, Noroeste e Lagos seja feita pela universidade, demonstrando, assim, sua importância para a educação pública fluminense”, explicou Comte.