O partido Cidadania realizou, na última quinta-feira (7), o primeiro encontro estadual presencial do Cidadania 23 RJ, reunindo prefeitos e vereadores eleitos para celebrar os resultados das eleições e fortalecer as lideranças políticas.
Hyury Duarte
O encontro, ocorrido na sede da Associação Comercial de Niterói, foi liderado por Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania, que destacou a importância de mobilizar o partido para os desafios das eleições de 2026.
“É muito importante receber companheiros de várias regiões do estado. Precisamos comemorar a democracia e nosso partido está de parabéns pelos prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo para nos fortalecer em 2026”, afirmou Comte Bittencourt.
Sob a liderança de Bittencourt, a gestão estratégica do Cidadania vem priorizando o aumento da representatividade nas câmaras municipais e a promoção de candidaturas femininas competitivas. Durante o evento, o prefeito reeleito de Macaé e presidente estadual do partido, Welberth Rezende, ressaltou a contribuição de Comte para uma gestão ética e de qualidade: “Há quase 20 anos no Cidadania, fico feliz em reencontrar os companheiros e tenho muito orgulho de fazer parte deste partido que se compromete a crescer com qualidade”, declarou Welberth.
O encontro também estabeleceu metas para os próximos mandatos de prefeitos e vereadores, com foco na reafirmação dos compromissos democráticos do Cidadania nas câmaras municipais e na defesa de pautas prioritárias, como o acesso à educação pública.
Entre os palestrantes, destacou-se Luciano Santos Rezende, ex-prefeito de Vitória (2013-2020) e referência nacional em gestão pública, que conduziu uma apresentação sobre eficiência na administração de políticas públicas.
A militante Jane de Castro Cardoso foi homenageada com uma placa em reconhecimento à sua contribuição de décadas ao fortalecimento do Cidadania. Ao final do evento, Comte Bittencourt também recebeu uma homenagem, agradecendo o apoio de todos.
A ocasião ainda serviu para divulgar cursos oferecidos pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), voltados para a capacitação de gestores municipais. A FAP atua na análise e debate de questões políticas e sociais e se dedica à promoção dos ideais democráticos e republicanos.
Em 2024, o Cidadania alcançou expressiva representação no estado do Rio de Janeiro, com a eleição de quatro prefeitos, um vice-prefeito e 41 vereadores. Entre os prefeitos eleitos estão Bernard Tavares (Carapebus), Valmir Lessa (Conceição de Macabu), Fabinho (Iguaba Grande) e Welberth Rezende (Macaé). Destaque para Fabinho, que obteve 95,09% dos votos em Iguaba Grande com o apoio do atual prefeito, Vantoil Martins, e para Welberth Rezende, que foi reeleito em Macaé com 85,60% dos votos válidos.