COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALERJ É CONTRÁRIA À CPI DA UERJ

O Presidente da Comissão de Educação da Alerj, Comte Bittencourt, se reuniu, hoje, com a reitoria da Uerj e reafirmou seu posicionamento contrário à instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a folha de pagamento da instituição. O requerimento, de autoria dos deputados governistas Paulo Melo e Gustavo Tutuca, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo, no dia 31/3.  Para Comte, a iniciativa seria uma retaliação à universidade que havia se posicionado contrariamente a retomada das aulas, em função da falta de repasses orçamentários, que garantam as condições mínimas necessárias para receber os alunos.

 “O pedido de CPI é assinado pelo deputado que comandava a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) – Gustavo Tutuca – até poucos meses. Ele tinha o comando das universidades e não que fez o diagnóstico dessas folhas de pagamento? A propósito, as contas da universidade já estão no sistema da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e são informações públicas. Parece tratar-se de uma CPI que tem como objetivo retaliar a posição que a universidade tomou no início do ano de 2017 de não retomar as aulas. A bancada de apoio de um governo que é devedor da universidade não tem moral para propor uma investigação em sua folha de pagamento”, explica Comte.

O parlamentar ressaltou que, além das contas da instituição estarem à disposição da população, o Executivo é devedor da Uerj e que, mesmo diante deste fato, a reitoria optou por retomar o funcionamento da instituição e que merece, portanto, todo o reconhecimento da sociedade.

“A universidade começa a retomada do calendário do segundo semestre de 2016 reforçando seu compromisso com a Educação, com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação fluminense. A administração da Uerj tem uma visão clara do papel estratégico da universidade e retoma suas as atividades, mesmo diante do grave fato do estado estar devendo mais de R$100 milhões do orçamento de custeio da instituição. A Comissão de Educação hipoteca o apoio à corajosa reitoria e ao conjunto de profissionais terceirizados, que dá uma clara demonstração de ampla cidadania”, acrescenta Comte.

Via Assessoria de Imprensa

Posts recentes

plugins premium WordPress