Alunos e professores estiveram hoje (14/5), na Comissão de Educação da Alerj, para protestar contra a suspensão das matrículas de cursos profissionalizantes, em 35 escolas da Secretaria Estadual de Educação. A decisão, segundo representantes da secretaria, se deu para cumprir o Plano Estadual de Educação, que determina que o ensino profissional e técnico seja oferecido pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro).
O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), no entanto, intercedeu a favor dos estudantes que reclamavam da suspensão das matrículas, sem que fosse dado a eles qualquer perspectiva de continuidade dos cursos. Ele pediu que a secretaria continue a oferecer os cursos e negocie a transferência gradual deles para a Faetec, conforme determina o plano.
– Acho que o plano está correto em definir esta responsabilidade para a Faetec. Mas o cumprimento desta meta não pode significar, de maneira nenhuma, a interrupção dos cursos – disse Comte.
Ao fim da audiência pública, que tratou das metas do Plano Estadual de Educação para o ensino técnico e profissionalizante, Comte anunciou que realizará mais um encontro da comissão para discutir o planejamento estratégico da oferta de matrículas pela Faetec. O objetivo é evitar a oferta de cursos pela fundação na mesma área dos oferecidos por outras instituições e fazer com eles estejam de acordo com as necessidades regionais e, assim, ela possa de fato contribuir para a formação de mão de obra e do desenvolvimento regional.
Folha do Leste- Vice Presidente da República recebe presidente nacional do Cidadania-
Comte Bittencourt e Geraldo Alckmin debatem futuro sustentável do Brasil Comte Bittencourt e Geraldo Alckmin debatem futuro sustentável do Brasil | Reprodução Instagram O vice-presidente