Comte defende mais investimento para erradicar o analfabetismo no Estado

O analfabetismo foi o tema abordado hoje (26/02), na  audiência pública da Comissão de Educação da Alerj. O presidente do colegiado, deputado Comte Bittencourt (PPS) afirmou que os números apresentados assustam, cobrou mais investimentos públicos para erradicar o analfabetismo no estado e acabar esse passivo social. “Os números aqui apresentados são alarmantes. Temos quase meio milhão de analfabetos acima de 15 anos de idade no estado. Isso sinaliza que as políticas públicas não estão conseguindo os resultados desejados. É uma dívida social enorme”, ressaltou o parlamentar.

Em janeiro deste ano a Unesco apresentou um  relatório apontando o Brasil como o oitavo país com o maior número de analfabetos. “Me envergonha o país ser a oitava nação do planeta em analfabetismo”,  disse Comte. Mas os números sobre o estado foram fornecidos pelo último Censo do IBGE, de 2010.

A professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Jane Paiva, apresentou dados indicando que, dos cerca de 450 mil analfabetos do estado, 150 mil encontram-se na capital. A professora disse ainda que o estudo esclarece que o analfabetismo tem idade, cor e endereço. Segundo a professora os brancos têm um rendimento 2,3 vezes maior do que negros e pardos. Para a pesquisadora, a criação de um projeto de alfabetização têm que levar em consideração as particularidades de cada comunidade.

Também estavam presentes deputados membros da Comissão, além de representantes da Seeduc e da Secretaria Municipal de Educação.

Posts recentes

plugins premium WordPress