O deputado Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação da Alerj, esteve nesta sexta-feira (13/07), no Instituto de Educação Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, onde professores e alunos denunciam a exoneração, sem justificativa, da diretora do Colégio.
Além de não aceitarem a exoneração, a comunidade escolar também não aceita a indicação do novo diretor. Eles querem a eleição, como sempre fizeram no Instituto.
“O secretário Risolia não preza a democracia dentro das escolas estaduais. Esse é mais um ato autoritário de um secretário que é um economista e que não tem compromisso com a educação”, afirmou Comte.
A justificativa da Secretaria de Educação é a de que a diretora foi exonerada porque não entregou o censo escolar. Os professores negam essa informação.
Segundo o parlamentar, no próximo dia 1º, haverá uma audiência pública com a secretaria de educação sobre esse concurso para diretores, já que esse novo modelo está sendo muito criticado, principalmente a última etapa, que é o estudo do perfil do professor.
“A Comissão acreditava que esse novo modelo de escolha de diretores nas escolas da rede era melhor do que o anterior, que era por indicação política. Esperamos que agora o “quem indica” não tenha mudado para a secretaria de educação”, concluiu Comte.