O Dia
Mahomed Saigg
Desvalorização média de 5% dos carros, desconto por pagamento à vista e bônus para bom pagador podem diminuir ainda mais o tributo
Rio – O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará pelo menos 14,5% mais barato no Rio em 2010. O desconto será concedido aos motoristas que pagarem o tributo em parcela única — o que já garante bônus de 10%. O restante do benefício é fruto da desvalorização dos veículos no mercado nacional.
Mas uma iniciativa do deputado Comte Bittencourt (PPS) pode garantir mais 10% de desconto aos proprietários de veículos que pagaram o IPVA em dia nos últimos cinco anos. A proposta aprovada na Alerj foi encaminhada ao governador Sérgio Cabral, que poderá adotá-la ou não.
Ontem o secretário estadual de Fazenda, Joaquim Levy, garantiu que a opção de parcelamento do imposto em até três vezes será mantida no próximo ano. No fim da tarde, ele se reuniu com o governador para acertar os últimos detalhes da publicação, que trará os valores e as datas do calendário de pagamento do IPVA 2010.
Disposto a reduzir os índices de inadimplência do tributo, o governo do estado vem apertando o cerco aos devedores. Desde janeiro, o Detran-RJ iniciou uma verdadeira caçada aos motoristas que não estão em dia com o IPVA.
O resultado dessa mobilização foi o aumento de 22% na arrecadação do estado com o pagamento do tributo em relação a 2008. Segundo a Fazenda, até o início de novembro já havia sido arrecadado mais de R$ 1,4 bilhão, R$ 200 milhões a mais do que o esperado para todo o ano de 2009.
Outra consequência desta mobilização foi o aumento do movimento nos postos de vistoria do órgão de trânsito. De acordo com o Detran-RJ, a procura por vistoria saltou 17% em relação ao ano passado.