Lei não é recente, mas a notícia é “novinha em folha”, diz a presidente da UBT, Elisabeth Souza CruzS
A União Brasileira dos Trovadores (UBT) – Seção Nova Friburgo, tomou conhecimento de uma grande notícia no início desta semana. O evento Jogos Florais de Nova Friburgo (concurso de trovas), que acontece anualmente na cidade, geralmente no mês de maio, como parte da programação de aniversário da cidade, foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei não é recente, mas a notícia, como bem disse a presidente da UBT, Elisabeth Souza Cruz, “é novinha em folha”.
Sancionada pelo então governador eleito Wilson Witzel em janeiro de 2020, o PL é de autoria dos ex-deputados estaduais Wanderson Nogueira e Comte Bittencourt. Segundo Elisabeth, foi um historiador de Magé que descobriu o fato e a partir daí, rapidamente, a boa notícia se espalhou.
“Soubemos pelo Antônio Seixas. Ele avisou o Girlan Guilland que logo me contatou. Foi uma grande surpresa e ficamos muito felizes. É uma conquista, não veio assim do nada. Senti uma emoção muito forte porque precisei pensar na melhor maneira de publicar. São 62 anos de história e não queria esquecer de ninguém”, revelou Elisabeth.
Segundo a presidente da UBT, a conquista passa por nomes importantes que desde a fundação da entidade apoiaram o movimento dos trovadores e que se fortaleceu quando, a partir dos anos 2000, começou a ser reconhecida através de leis que valorizaram o movimento.
“Tudo começou com Luiz Otávio e JG, em 1958. São 62 anos de uma trajetória que continua sendo abraçada pelas novas gerações. Desde o início dos Jogos Florais, Nova Friburgo recebeu o devido apoio do poder público”.
Reconhecimento do público
Em sua postagem nas redes sociais, Lis, como também é conhecida, explicou a escalada de reconhecimento da UBT nos últimos anos. “Em 2004, no governo da então prefeita Dra. Saudade Braga, nos foi concedida uma sala no prédio do antigo fórum, que recebeu o nome de Sala Nádia Sanches Huguenin, e ficou sendo a nossa sede. Em 2009, por ocasião dos festejos do Cinquentenário dos Jogos Florais, o empresário Silvio Montechiari, com a parceria de amigos empresários e o apoio da prefeitura, nos cederam um espaço na Praça do Suspiro que passou a ser a “Praça dos Trovadores”, contou.