MARCH 12, 2021
RIO — O governador Claudio Castro afirmou em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira, que irá decidir na semana que vem, em conjunto com o município sobre a possível suspensão das aulas presenciais nos colégios estaduais do Rio e em parte das escolas particulares.
A suspensão foi anunciada pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt. Segundo ele, a Região Metropolitana I, que corresponde à capital do estado, foi classificada nesta sexta-feira com a cor vermelha no sistema de bandeiras de risco para o Covid-19. Pelas regras da resolução conjunta 1.536 de 25 de janeiro de 2021, que regulamentou a volta às aulas, o funcionamento das escolas fica vedado “enquanto o município onde o estabelecimento de ensino encontra-se localizado estiver situado em área assinalada com as bandeiras vermelha e roxa”.
A regra vale para os colégios estaduais situados na capital e para as escolas particulares vinculadas ao município, que são as unidades do ensino fundamental II e ensino médio. A medida não atinge as escolas de ensino fundamental I, creches e pré-escolas, que são regulamentadas pelo município.
Na semana passada, 19 municípios do estado haviam sido classificados com a bandeira vermelha. A capital não havia alcançado essa classificação de risco desde que a resolução foi publicada.
— Com bandeira vermelha, pela resolução, não temos aula presencial na rede estadual e nem na rede particular vinculada ao estado, que é o ensino fundamental e o ensino médio — afirmou o secretário. https://