A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro realizou, hoje (11/09), audiência para debater a manutenção, melhorias e intervenções físicas nas unidades escolares da rede estadual. Dados mostrados pela Secretaria de Educação provam que, de todas as escolas da rede, 17,6% foram avaliadas entre ruim e péssimo. O deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação, afirmou que frente aos 180 milhões investidos em obras desde 2011, a melhoria vista foi muito pouca. “Esperamos que para 2014 haja uma atenção especial para estas escolas, estamos falando de mais de 200 escolas de uma rede de 1300, que, pela avaliação da própria Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), ainda se encontram em situação muito ruim. E muito ruim, sabemos na ponta o que significa”, defendeu o parlamentar.
Quando questionado pelo deputado Comte sobre a forma que são feitos o acompanhamento e os contratos das obras pela Secretária Estadual de Educaão (SEEDUC), o subsecretário de infraestrutura da Secretaria, Zaqueu Ribeiro, afirmou que desde 2011 todos os contratos foram feitos apenas com a EMOP e são realizadas reuniões quinzenais com a empresa para o acompanhamento de todas as obras. Apesar disso, a secretaria conta com uma equipe de apenas cinco arquitetos para visitar as obras em todo o Estado, admitindo que o número é insuficiente.
A comissão pediu para a Secretaria para que haja mais clareza nas informações e que as avaliações feitas pela EMOP das escolas sejam disponibilizadas para a comunidade escolar. Estiveram presentes na audiência representantes da SEEDUC e deputados membros da Comissão.