A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distancia (Cecierj) apresentou hoje (03/10), na audiência da Comissão de Educação da Alerj, o novo modelo de ensino que está sendo implantado, desde o inicio do ano, quando começaram a gerir os Centros de Estudos de Jovens e Adultos (Cejas), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), elogiou a nova metodologia de ensino focado nas habilidades e competências de cada aluno e falou da importância desse método na inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. “A escola presencial é insubstituível, mas não podemos nos esquecer que temos muitos de jovens e adultos que não terminaram a educação básica e os Cejas, com esse sistema, são uma tentativa de resolver um passivo educacional de anos”, disse o parlamentar
A fundação Cecierj assumiu as 60 escolas e hoje conta mil e quinhentos professores e cinquenta mil alunos. Durante a reunião, o presidente da instituição, Carlos Eduardo Bielchowsky apontou as principais mudanças. “Estamos trabalhando muito nas habilidades, competências e linhas de conteúdo. Isso está expresso no material didático que está sendo todo refeito, no atendimento, e na avaliação. Trabalhar por habilidades e competências traz para o estudante um diferencial na sua vida profissional e pessoal”, afirmou.
Comte ficou satisfeito com todo o material didático apresentado, com a nova estrutura e a implantação de um Sistema de Educação de Jovens e Adultos, já que esses alunos precisam muito de um ensino semipresencial. O deputado, no entanto, se mostrou preocupado com a previsão orçamentária para o ano de 2013. “O orçamento da Fundação Cecierj em 2012 é de R$ 62 milhões e para o ano que vem, está previsto um pouco mais de R$ 36 milhões, cerca de 40% a menos”, informou Comte.
Estavam presentes a audiência deputados membros da Comissão, diretores e professores dos Cejas.